1º) Despesas regulares:
Serão consideradas parte e deste grupo as despesas previsíveis, ou seja, aquelas que a empresa sabe com algum grau de certeza que terá que arcar mensalmente, como por exemplo:
Salários
Impostos
Alugueis,
Contas (água, luz, telefone).
2º) Despesas extraordinárias:
Fazem parte deste segundo grupo as contas que ocorrem de forma aleatória ou sem qualquer previsibilidade, como multas e encargos, gastos com processos, reparação de problemas eventuais.
3) Fixas:
Assim como no conceito de custo fixo, as despesas fixas também são aquelas que não irão aumentar ou diminuir acompanhando a quantidade da produção.
Exemplo: aluguel de uma fábrica, salário dos colaboradores do T.I ou do financeiro. Essas despesas serão as mesmas independente se a fábrica produziu 1 ou 100 unidades.
4) Variáveis:
As despesas variáveis são todas aquelas que podem mudar de acordo com a quantidade de produção, mesmo não sendo parte do produto, alguns tipos de despesas podem mudar em relação a quantidade produzida.
Por exemplo: Energia Eletrica
Podemos pensar que a energia seria uma despesa fixa, mas se a fábrica passar o mês todo com metade do maquinário desligado a conta de energia virá bem baixa, mas, se a produção funcionar a todo vapor o mês todo, a conta de energia virá bem mais alta.