Tipos de custo

Entenda os diferentes tipos de custo, direto, indireto, fixo e variável.

Para tratarmos desse assunto, antes de definir os tipos de custos que existem em uma empresa, é importante entender o conceito de custo e a diferença entre custo e despesa. 

Definição: O que é custo?

Custo é todo o valor empregado na produção de um item, desde que esse valor esteja ligado diretamente ao produto que será vendido. Por exemplo, para produzir bolo é necessário utilizar diversos ingredientes, entre eles: Farinha, Ovo, Leite, o valor pago por cada um desses ingredientes é parte do CUSTO para produzir o bolo. Agora, aqueles 10 reais pagos para fazer o “panfletinho” e divulgar a venda do bolo não fazem parte do custo, esse valor entraria nas despesas.

 

Agora que definimos que CUSTO é tudo aquilo que está relacionado a produção direta do item que será vendido, vamos tratar dos tipos de custo que um mesmo item pode ter. São eles:

  • Custo Direto
  • Custo Indireto
  • Custo Fixo 
  • Custo Variável 

Custo Direto e Indireto

Custo Direto:

Entrando mais especificamente na classificação de custos, quando, dentro da empresa, uma pessoa fala em custos diretos, ela está se referindo aqueles que são atribuídos aos produtos ou serviços que a organização oferece no segmento em que atua. 

Isso quer dizer, que se tratam daqueles custos que estão diretamente ligados e incluídos nos cálculos que são feitos para se chegar ao valor final do produto ou do serviço oferecido. 

Assim, entendemos que os custos diretos são aqueles que o empresário, empreendedor ou o gestor conseguem identificar e mensurar com facilidade, de forma clara e objetiva, sendo exemplos disso as matérias-primas utilizadas na produção direta do produto, bem como a mão de obra contratada para prestar os serviços fins da organização. 

 

Custo Indireto:

Indo na direção contrária dos diretos, os custos indiretos são aqueles que não necessariamente estão ligados à atividade-fim realizada pela empresa. Isso quer dizer que são custos que interferem na produção, seja do produto ou do serviço, mas que não têm relação direta com estes. Como exemplos, é possível citar os gastos com água, energia, internet, aluguel do estabelecimento, entre diversos outros. 

Por não terem exatamente esta ligação direta, os custos indiretos não chegam a ser incluídos nos custos do produto/serviço. Para isso, o que é feito é um rateio, que permite que estes valores sejam integrados ao preço final daquilo que a empresa oferece. 

Custo Fixo e Variável

Custo Fixo:

Os custos considerados fixos são aqueles que não sofrem nenhum tipo de variação de valor, independentemente da produção do dentro do mês. Para citar um exemplo de custo fixo muito comum, podemos falar do Aluguel do espaço onde a empresa realiza suas atividades. Independentemente de qualquer coisa, este terá um preço fixo, que dificilmente será alterado, até que vença  contrato de locação. 

Custo Variável: 

Já no que diz respeito aos custos variáveis, estes são estabelecidos de acordo com a produtividade da empresa, ou seja, quantas unidades de um determinado produto foram feitas. Para exemplificar, podemos citar a matéria-prima utilizada para a produção. Dependendo da quantidade de produto que for produzido, haverá a necessidade de adquirir suprimentos, para que este processo seja realizado. Quanto mais unidades de bolo fizermos, necessariamente mais ovos serão gastos, por isso o ovo é um custo direto e variável da nossa receita de bolo. 

 

Uma empresa que deseja crescer precisa conhecer muito bem todos os seus custos, ou estará fadada ao fracasso e falência!

Quando o custo correto não é conhecido, corre-se o risco de vender um item com margem negativa, o que leva a empresa a trabalhar em prejuízo!

 

A RCA Assessoria conta com especialistas em custo, que ajudarão a sua empresa a ter acesso a informações de custo e despesa de forma rápida e eficiente!

 

Solicite um orçamento!

1 comentário em “Tipos de custo”

  1. Pingback: Tipos de despesas em uma empresa - RCA Consultoria e Assessoria Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *