PIX – Entenda tudo sobre a nova modalidade de pagamentos!

A modalidade de pagamentos foi desenvolvida e lançada pelo Banco Central do Brasil. Com a nova modalidade, é possível realizar pagamentos e transferências em alguns segundos e a qualquer hora do dia! Aqui já observamos uma das diferenças entre essa modalidade e as demais, mas vamos falar disso mais adiante!

De acordo com o BANCO CENTRAL DO BRASIL, além de acelerar o processo de transferências, com o PIX também é possível:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

Qual a diferença do PIX para os tradicionais DOC e TED?

A modalidade lançada pelo banco centra é inovadora e tem diversas diferenças em comparação com os tradicionais DOC e TED.

Custo:

Se você já fez seu cadastro no PIX ou já sabe alguma coisa a respeito, deverá ter observado, e provavelmente estranhado, que essa modalidade não tem custo! Diferente dos velhos conhecidos que costumavam ter tarifas que chegavam a R$ 15,00 por transferência, o PIX é totalmente gratuito pra quem faz e pra quem recebe!

Horário:

Já aconteceu com você de lembrar daquela conta que vencia hoje as 23:35 e ao tentar pagar se deparou com uma mensagem da instituição financeira que os pagamentos não podem ser realizados nesse horário? Perrengue neh?

Com o PIX isso também não aconteceria! A nova modalidade funciona 24 horas por dia!

Compensação automática:

Quando falamos em transferências, só podemos estar nos referindo a transações entre a mesma instituição financeira, certo? Pois para realizar um pagamento para conta de outro banco era preciso recorrer ao DOC ou TED. Isso também mudou!

O PIX faz transferências, ou seja, créditos imediatos, entre diferentes instituições financeiras! Ou seja, acabou essa história de “amanhã cedo compensa”. 

 

Quais as vantagens em usar o PIX?

cSe as diferenças citadas acima ainda não te convenceram, vamos falar de mais algumas vantagens em utilizar o PIX!

– Você não precisa saber de qual banco a pessoa é correntista. O PIX trabalha com CHAVES, a identificação pode ser um número de telefone ou documento. 

– Não precisa ter conta em bancos tradicionais!

Se você não gosta de pegar fila em banco pra abrir conta e sacar dinheiro, essa alternativa é pra você! Com o PIX é possível receber pagamentos por instituições financeiras e instituições de pagamento.

Qual a vantagem para o banco?

Você provavelmente deve ter feito essa pergunta, afinal, se um TED tinha um custo de até R$ 15,00 qual a vantagem dos bancos em fazer uma transação mais eficiente gratuitamente?

Quem vai responder essa pergunta é o Carlos Netto, CEO da empresa de desenvolvimento de tecnologia para o mercado financeiro Mattera, em entrevista para o Estadão, Carlos Netto disse: “Em um primeiro momento, o incentivo ao Pix é muito mais para não perder os clientes”. 

Sabemos que os bancos sofrerão com redução na receita inicialmente, porém, também é sabido que as tarifas por transferência não são as grandes responsáveis pelos lucros estratosféricos dos bancos! Juros de empréstimos, seguros, taxas de corretagem, são apenas algumas das muitas formas de arrecadação das instituições financeiras! E olha que são lucros imensos viu! Quem quiser saber um pouco mais, recomendamos essa matéria do Blog do André Bona.

 

Como fazer seu PIX

Siga as dicas dadas pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL, para fazer seu cadastro do PIX:

Para realizar um pagamento via Pix, você pode:
  • ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento; ou
  • informar uma chave Pix, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone.

Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há alternativamente a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.

Importante! A chave Pix é somente utilizada para facilitar o recebimento de um Pix. Assim, para pagar com Pix, não é necessário ter a Chave Pix. 

 

Gostou das dicas? Sica nossa página no Instagram e acompanhe muito mais!

Nosso insta: @rca.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *