Certamente o leitor já ouviu falar em Coach, algum tempo atrás pouco se sabia a respeito, mas hoje em dia existe coach para praticamente tudo! Coach de carreira, de emagrecimento, de relacionamento, até os mais famigerados coaches quânticos.
Todos eles têm um mesmo modus operandi, tratam de reprogramação mental, mudança de mind set, cumprimento de metas e motivação dos seus coachees. Porém como tudo que aparece e vira “moda”, os coaches também passam por crivo de avaliação dos mais céticos. Por isso vamos falar um pouco a respeito dos coaches de carreira. Será que compensa investir no treinamento guiado?
Com a promessa de ajudar o interessado a atingir metas na carreira, mudar de emprego, mudar de cargo, se tornar empreendedor, os coaches de carreira estão no mercado oferecendo sua mentoria para auxiliar os seus respectivos coachees a atingir o sonhado status profissional. Se você pensa ou pretende contratar um coach, fique atento as dicas abaixo.
Ao contratar um coach fique atento!
Em todas as profissões existem os bons e os maus profissionais, nessa não seria diferente. Os treinamentos guiados não estão livres dos golpistas e charlatões. Para não cair em nenhum golpe a pessoa que prende investir em um coach de carreira deverá estar atenta a procurar o profissional no mercado.
Aqui vão algumas dicas:
- Escolha profissionais com uma boa formação
Sim! Esse é um dos principais pontos a ser observado. Se você pretende contratar alguém que irá te ajudar a conduzir sua vida, essa pessoa precisa ser capacitada o bastante para não colocar você em uma situação complicada. Profissionais como psicólogos, por exemplo, passam 5, 6, 7 anos de suas vidas estudando, entendendo amente humana, para só então poder iniciar o atendimento de pessoas, e mesmo assim dificilmente um deles irá te dizer para pedir demissão de um emprego. Eles deverão te ajudar a entender o que é melhor pra você e te conduzir para encontrar aquilo que você realmente deve fazer, te auxiliando a enxergar as coisas com clareza. Considerando isso, imagine você que uma pessoa que mal estudou te sugere para pedir demissão? E no outro dia? E se o emprego novo não vier? Já pensou? Você estará desempregado, muitas vezes até endividado e poderá desencadear coisas como crise de ansiedade e síndrome do pânico.
- Pesquise o nome do profissional
Antes de contratar alguém observe se a pessoa tem formação adequada para te auxiliar. Peça para ver os diplomas, questione a formação, pergunte se ela está apta a te auxiliar caso as coisas fiquem mais complicadas. Pesquise o nome da pessoa na internet e procure saber da reputação.
- Converse com pessoas que foram treinadas por ele
Quando nós vamos fazer um negócio, a compra de um carro, ou um procedimento estético, costumeiramente perguntamos a amigos e conhecidos que já fizeram para pedir a indicação de um profissional, correto? Com o coach isso também deve acontecer!
Se você conversar com alguém que já passou pela experiência irá reduzir as chances de pagar para alguém que não sabe o que está fazendo.
- Fique atento a promessas milagrosas
Ninguém emagrece 20 quilos em uma semana de forma saudável, as pessoas não saem de assistente para diretor em duas semanas, você não vai mudar seu DNA para tornar-se alguém empreendedor. Não caia em contos milagrosos!
Esse ponto de atenção deve ser observado ao contratar um coach. Promessas milagrosas, de conquistas em uma semana, geralmente são FURADAS! Todas as conquistas demandam tempo e esforço, portando, se você encontrar um profissional que te garante que você será CEO em um mês, fuja!
Afinal, compensa pagar um coach de carreira?
Se você se mantiver atento aos pontos que mencionamos, a chance de cair em um golpe serão bem menores.
Uma vez que esteja trabalhando com um bom profissional, as chances de obter sucesso com os processos de coach são grandes! Você terá alguém que irá te ajudar a estabelecer metas realistas, a traçar um plano consistente de carreira, que te motivará a seguir suas metas e motivação é fundamental para quem quer fazer uma mudança drástica na carreira.
Muitas pessoas relatam que conseguiram encontrar a motivação e o aconselhamento que precisavam com esses profissionais, atingindo bons resultados, há relatos de pessoas que foram promovidas, trocaram de emprego, passaram em concursos público, tudo isso por receber suporte motivacional e auxilio no estabelecimento de metas!
Você pode ser uma dessas pessoas!
Basta pesquisar, estar atento as dicas que mencionamos e perseverar!
Portanto, acreditamos que sim, compensa investir em um coach de carreira!
Nós da RCA Assessoria desejamos a você muito Sucesso!
Você já fez coach ou conhece alguém que fez? Comente aqui sua experiência!