Se você está abrindo seu próprio escritório contábil, ou se a empresa que você trabalha precisa trocar se sistema, você deve ler essa publicação até o final!
Hoje o mercado têm diversas opções de sistemas para realização de controle financeiro, contábil e de produção. Nesse post vamos falar dos sistemas abaixo e suas aplicações para uso na contabilidade.
- Protheus
- Contmatic
- Sage
- Folhamatic
O primeiro sistema dessa lista é o Protheus da TOTVS. Esse sistema é um dos mais conhecidos do mercado, a TOTVS é uma empresa de Software brasileira, foi inicialmente formada pela fusão das empresas Microsiga e Logocenter.
O sistema
– Vantagens
Uma das maiores vantagens de um sistema desse porte é a facilidade de ter todos os módulos integrados, por exemplo, quando a entrada de notas é feita pelo recebimento, todas as informações vão automaticamente e instantaneamente para os módulos de fiscal e contábil, por exemplo, dessa forma os outros departamentos não precisaram alimentar o sistema com informações repetidas, ou precisa importar as informações manualmente.
– Desvantagens
Nesse tópico podemos mencionar a questão do custo, pois a maior desvantagem do Protheus é justamente o custo! A implantação de um sistema como essa na empresa pode chegar a R$ 100.000,00! Além dos custos da implantação, as licenças são pagas mensalmente!
Além dessas duas questões, a assistência técnica é um outro problema, quem usa o Protheus precisa encontrar no mercado um representante que domine as funcionalidade e pagar pela consultoria separadamente.
– Indicação
O Protheus é indicado para empresas de grande porte, tanto pela sua facilidade de integração quanto pelo seu custo.
– Queixas dos usuários
Por ser um sistema muito “parrudo” e integrado, os usuários do Protheus acabam se queixando de coisas como a inflexibilidade. Esse sistema não aceita ajustes e processos falhos, para que o mesmo funcione, todos os campos e etapas devem ser cumpridos com exatidão, sem que seja permitido o uso de ajustes manuais para burlar alguma etapa burocrática.
Contimatic – O sistema dos escritórios
Se o leitor trabalhar em uma empresa, de pequeno porte em diante, dificilmente conhecerá a fundo esse sistema. Isso se dá ao fato que o contimatic é basicamente um sistema de escritórios contábeis. Fundada em 1987 a Contimatic especializou-se em desenvolvimento de softwares contábeis, administrativos e festão ERP.
O sistema:
– Vantagens
O sistema tem uma interface muito simples e fácil de utilizar, e o suporte aos usuários é gratuito e funciona muito bem!
– Desvantagens
A primeira característica negativa do Contimatic é a ausência da integração entre os módulos! Todos os processos de integração são feitos manualmente através da importação das informações de um módulo para o outro, feitas inteiramente pelo usuário. Então, o usuário do sistema que quiser contabilizar as notas de entrada, por exemplo, precisará puxar do módulo de entrada para a contabilidade manualmente, e então seguir com a contabilização. Diferente do Protheus, que faz esse processo automaticamente.
– Indicação
Como falamos no começo do texto, esse sistema é recomendado para escritórios contábeis ou empresas de pequeno porte que não dependam tanto da integração de diversos módulos.
– Queixas dos usuários
A maior queixa de quem usa o Contimatic é realmente a falta de integração dos módulos, pois isso acarreta em muito retrabalho.
Sage, Folhamatic e AO3
Se você já ouviu algum dos três nomes acima saiba que se tratam da mesma coisa! A empresa pertence ao empresário do setor de tecnologia Maurício Frizzarin e atualmente também é responsável pelo AO3.
O sistema:
– Vantagens
Esse sistema têm uma interface bem simples com os usuários, é fácil de usar e recomendado para empresas de pequeno e médio porte, mas também é muito comum ver escritórios contábeis trabalhando com ele.
– Desvantagens
A maior desvantagem, mencionada pelos usuários, são os custos adicionais que são pagos sempre que o suporte é utilizado. Se você precisar da assistência técnica, não terá acesso gratuito como no concorrente Contimatic, dessa forma pode ocorrer de em um mês de maior utilização do sistema o custo para empresa ficar mais alto que o previsto!
Além disso, devemos ressaltar que também não se trata de um sistema integrado, ou seja, assim como no Contimatic, é preciso fazer importação de um módulo para o outro manualmente.
– Indicação
Por ser um sistema de interface simples, mas com boas funcionalidades, o folhamatic pode ser utilizado desde escritórios até empresas de médio porte.
Gostou das dicas?
Acompanhe essas e muitas outras dicas para gestão financeira no Blog e no Instagram da RCA Assessoria!
Insta: @rca.consultoria